Gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência ocorre com maior frequência em pessoas com baixa escolaridade e está relacionada, muitas vezes, com o mau uso dos métodos contracetivos.

A adolescência, idade compreendida, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 19 anos, é uma época de várias descobertas. O pico nos níveis hormonais, por exemplo, pode levar ao início da vida sexual, que pode acontecer de forma desprotegida.

É grande a parcela da população jovem que ignora a existência de métodos contracetivos ou, simplesmente, conhece-os, mas não os adota. Com isso, observa-se o aumento de doenças sexualmente transmissíveis, além da gravidez indesejada nessa faixa etária.

A gravidez na adolescência pode ter diversas causas. Algumas meninas relatam, inclusive, que a gravidez foi desejada. Entretanto, independentemente das causas e desejos de cada adolescente, facto é que a gravidez precoce é um problema de saúde pública, uma vez que causa riscos à saúde da mãe do bebé e tem impacto socioeconómico, pois muitas das grávidas abandonam os estudos e apresentam maior dificuldade para conseguir emprego.

Artigo da turma B do 7.º ano, do domínio tratado no 2.º período – Sexualidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *