A influência dos mass media (e redes sociais)

Atualmente, as pessoas estão totalmente conectadas através dos mass media (meios de comunicação social, tais como a televisão, a rádio, a imprensa, as redes sociais, a internet, entre outros. As redes sociais na era digital, em especial, são muito atrativas para todos, e a comunicação é um ponto forte destes.

As redes sociais fazem parte da vida de qualquer jovem ou adolescente, de forma intensa, e muitas vezes acaba por se tornar um vício.

Para quem sabe tirar proveito, a Internet é ótima para auxiliar os alunos nos seus estudos, pois conseguem encontrar materiais de diversos tipos e sobre variados assuntos. Uma outra vantagem das redes sociais e da Internet é o facto de nos permitirem contactar com pessoas que estejam distantes de nós.

No entanto, o uso excessivo destes pode causar desleixo nos estudos, isolamento social, agressividade e sermos influenciados com ideias e opiniões que não são de todo verdadeiras.

Outro fator a ser observado é o tipo de publicações que os adolescentes e jovens compartilham nas redes sociais, nomeadamente informações muito pessoais, como endereços, números de telemóvel e fotos. Por mais que existam formas de restringir o acesso do público às publicações, não se pode confiar 100% na privacidade nas redes sociais.

É importante que os adolescentes e jovens contem com o controlo e a educação dos seus pais, mesmo que de uma forma passiva, conversando e explicando aos seus filhos como se devem comportar sem se exporem desnecessariamente nas redes sociais.

Artigo escrito pela turma 7.º C,
no âmbito da disciplina Cidadania e Desenvolvimento
março 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *